As regras para se aposentar mudaram em 2025. Veja onde você se encaixa

Cá entre nós: se você acorda todos os dias cedo para trabalhar, em algum momento já sonhou com a sua estabilidade financeira e, claro, a sua aposentadoria, não é mesmo? Mas as regras mudam todos os anos e você fica se perguntando: quando isso será possível? 

Para se adaptar às mudanças da sociedade, o cenário previdenciário do Brasil também sofre alterações e impacta diretamente milhões de trabalhadores brasileiros. Um exemplo foi a alteração nas regras de aposentadoria para 2025, que vamos contar para você neste post.

Regras vem mudando todo ano após a reforma da Previdência de 2019

Mudanças não faltam a cada ano desde a reforma da Previdência aprovada em novembro de 2019. E para saber se é o momento de se aposentar é preciso ficar atento às regras que passam por mudanças todos os anos. Afinal, uma parte dos contribuintes acaba sendo afetada. 

Regras de transição

Nas regras do INSS também existem as regras de transição, que servem para os trabalhadores que já contribuíram para a Previdência Social – e estavam no mercado antes da Reforma em 2019. Para eles, foram criadas cinco regras de transição: a regra dos pontos, a da aposentadoria por idade progressiva, a da aposentadoria por idade, além das duas regras de pedágio de 50% e 100%. Todas elas, que vamos explicar mais abaixo, buscam suavizar a passagem entre os requisitos antigos e os novos para  quando o contribuinte for pedir a aposentadoria. 

É preciso o contribuinte ficar bem atento também ao tempo de contribuição e à idade mínima para a qual ele tem direito de se aposentar, já que ela é progressiva e sobe seis meses a cada ano (conforme mostra a tabela abaixo). Para as mulheres, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos, enquanto para os homens é de 35.

Veja também: Quando entrar na justiça contra o INSS é a melhor saída

Aposentadoria por idade progressiva

Outra opção de transição é a aposentadoria por idade progressiva. Ela aumenta seis meses a cada ano. Abaixo, confira a tabela com idade progressiva prevista até 2031, de acordo com o INSS.

AnoHomensMulheres
202564 anos59 anos
202664 e meio59  anos e meio
202765 anos60 anos
202865 anos60 anos e meio
202965 anos61 anos
203065 anos61 anos e meio
203165 anos62 anos

O que são os pedágios

Os pedágios são um tempo extra de contribuição que o trabalhador precisa cumprir para se aposentar. Existem diferentes tipos de pedágios, como o de 50% (que é quando o trabalhador precisa cumprir o tempo que faltava para se aposentar mais 50% desse tempo) e o de 100% (que é quando o trabalhador precisa cumprir o tempo que faltava para se aposentar mais 100% desse tempo). 

No caso do pedágio 50%, não há idade mínima. Já no de 100%, a idade mínima é de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens. Mas o ideal é sempre estar acompanhado de um advogado que possa lhe encaminhar da melhor forma sobre o assunto. 

Veja também: Como utilizar o FGTS para aquisição de órtese e prótese

Aposentadoria por idade em 2025

A aposentadoria por idade é uma das modalidades mais tradicionais do sistema previdenciário aqui do Brasil.

Com quantos anos um homem aposenta por idade em 2025

A regra considera a idade mínima de 65 anos para homens.

Com quantos anos uma mulher aposenta por idade em 2025

Para mulheres, a regra considera idade mínima de 62 anos para mulheres se aposentarem 

Aposentadoria por contribuição em 2025

Para a aposentadoria por tempo de contribuição, como mencionamos acima, a idade mínima é elevada a cada ano em seis meses.

Com quantos anos um homem aposenta por contribuição em 2025

Em 2025, um homem se aposenta após 35 anos de contribuição.

Com quantos anos uma mulher aposenta por contribuição em 2025

Já o critério para as mulheres considera uma contribuição de 30 anos.

Aposentadoria por pontos em 2025

Entre os segurados do INSS, a regra dos pontos é uma das opções de transição mais populares. Esses são os pontos obtidos a partir da soma entre idade e tempo de contribuição. Em 2025, a pontuação mínima será:

  • 92 pontos para mulheres;
  • 102 pontos para homens.

Como funciona a aposentadoria por pontos?

Para se qualificar por esta regra, além da pontuação, é necessário ter um tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Simule sua aposentadoria

Bom, agora que você ficou por dentro de como funcionam as regras, que tal fazer a simulação da sua aposentadoria? Para isso, o INSS liberou um recurso que ajuda a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição).

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
  • Faça login com suas credenciais gov.br
  • Procure a opção “Simular Aposentadoria”
  • Preencha as informações solicitadas
  • Analise os resultados apresentados para cada regra de transição

Lembrando que o site do INSS nem sempre reflete a realidade. Em muitos casos, devido à falta de registros ou informações equivocadas, as simulações podem conter erros.

Precisa de ajuda para se aposentar em 2025?

Se você precisa de ajuda para solicitar sua aposentadoria, entre em contato com a equipe Tomasi | Silva. Nós podemos avaliar a sua demanda e lhe oferecer a melhor ajuda no encaminhamento do seu processo. Somos um escritório que atende clientes de todo o Brasil pela internet. Conte conosco para serviços de Direito à Saúde e Seguros, Direito Previdenciário e muito mais.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest
Converse com um advogado especialista




    • Compartilhar no Facebook
    • Compartilhar no Twitter
    • Compartilhar por E-mail
    • Compartilhar no LinkedIn
    • Compartilhar no WhatsApp
    • Compartilhar no Pinterest